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Hino Nacional Brasileiro – Arranjo – Partitura – GRÁTIS

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SÉRIE HINOS DO BRASIL – Visite o site: http://www.funarte.gov.br/serie-hinos-do-brasil/

 

sax soprano Bb
saxhorn Eb 1
saxhorn Eb 2
saxhorn Eb 3
barítono Bb 1
barítono Bb 2
tuba Bb
tuba Eb
*piccolo
Flauta
*oboé 1
*oboé 2
*fagote 1
*fagote 2
clarineta Eb (requinta)
clarineta Bb 1
clarineta Bb 2
clarineta Bb 3
*clarineta baixo Bb
sax alto Eb 1
sax alto Eb 2
sax tenor Bb
*sax barítono Eb
trompa F 1
trompa F 2
trompa F 3
trompa F 4
trompete Bb 1 / flugelhorn 1
trompete Bb 2 / flugelhorn 2
trompete Bb 3
trombone 1
trombone 2
trombone 3
trombone 4
bombardino 1
bombardino 2
tuba C
percussão 1 (caixa)
percussão 2 (pratos e bumbo)

HINO NACIONAL DO BRASIL

música de Francisco Manoel da Silva

poema de Joaquim Osório Duque Estrada

instrumentação de Antônio Pinto Junior

introdução (compassos 1 a 15) enfatiza a célula rítmica principal da melodia trabalhada por Francisco Manuel (compasso 3), característica do gênero, aliás, podendo ser encontrada nos motivos principais de todos os hinos brasileiros. Em razão das dificuldades que o padrão rítmico dessa célula impõe a uma boa execução conjunta, é necessário dedicar atenção especial às articulações indicadas no texto. Cabe aqui ressaltar que já na introdução pode-se observar grande riqueza de articulações nas partes não-melódicas, que deve ser considerada minuciosamente pelos executantes, a fim de se alcançar a excelência na interpretação deste hino. Deve-se ainda atentar para a notável influência que o trabalho de dinâmica exerce no plano expressivo do Hino Nacional; os contrastes bruscos, que podem ir do fortissimo ao piano, devem ser, portanto, realizados fielmente. Grande parte da melodia vocal (seções A e B) é conduzida por madeiras agudas e o primeiro trompete. É, entretanto, o acompanhamento que delineia a forma, promovendo os contrastes necessários e as mudanças de caráter que distinguem as várias subseções – embora não apresente elementos contrapontísticos relevantes. Nesse sentido o regente deve procurar cuidar da precisa execução de cada uma dessas configurações rítmico-harmônicas condutoras, para que a obra seja interpretada com elegância e contribua para uma melhor execução vocal, quando houver. Cumpre, por fim, salientar que os ornamentos empregados na composição do hino, sobretudo, trinados, apojaturas e bordaduras em tercinas, não devem sobrepujar os movimentos melódico-harmônicos principais; devem, pois, cumprir seu papel de enriquecer expressivamente os contornos melódicos, sem, contudo, embaçá-los. Para tanto, observe-se que invariavelmente recebem sinalização de legato, enfatizando as articulações das notas principais.

 

Marcos Nogueira

Professor de Orquestração e Composição,

Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro

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